Ohl Braga
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Conheça mais sobre o BSC - Balanced ScoreCard

O BSC -Balanced ScoreCard- não é apenas mais um modismo da área de administração das organizações. Desenvolvido 1992 por Norton & Kaplan, é um modelo de gestão estratégica de negócios que permite gerenciar a empresa utilizando Indicadores de desempenho (KPIs) e alinhar suas metas de modo abrangente com os objetivos e estratégias da empresa. É considerado a prática de gestão mais importante e revolucionaria dos últimos 75 anos e utilizado por milhares de organizações de ponta, de todos os segmentos e em todo o mundo, viabilizando resultados sustentados e no longo prazo.


Características

  • O BSC trabalha as estratégias da empresa, ressaltando seus diferenciais, focando a atuação em ações mais objetivas e alavancando os negócios da organização;
  • O BSC estabelece relações articuladas de causa-efeito sobre as ações executadas pela empresa, que terão por objetivo final serem traduzidas em retorno financeiro. Não se deve, porém, focar somente a dimensão Finanças;
  • O BSC permite equilibrar as ações, de modo a não esquecer nenhum aspecto (dimensão) importante;
  • A atuação equilibrada nas 4 dimensões (Processos, Pessoas, Clientes e Finanças) possibilita o êxito da estratégia no longo prazo;
  • A empresa tem domínio das ações nas dimensões Processos e Pessoas. Com suas ações nestas dimensões deverá influenciar as duas outras dimensões;
  • Trabalha buscando o equilíbrio entre:
    • Objetivos de curto e longo prazos
    • Medidas financeiras e não financeiras
    • Indicadores de ocorrências e de tendências
    • Dimensões internas e externas

Objetivos

O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações:

  • Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia;
  • Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas;
  • Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas;
  • Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

Benefícios

Os principais benefícios oriundos da aplicação do BSC na empresa são:

  • Promove o alinhamento da organização com a estratégia adotada;
  • Considera diferentes grupos de interesse na análise e execução da estratégia;
  • A gestão do negócio é direcionada e focada nas ações;
  • Promove a Comunicação da estratégia a toda a organização;
  • Alinha os Indicadores de resultados com os Indicadores de tendências;
  • Vincula a estratégia com o planejamento e o orçamento construindo um sistema de gestão estratégica;
  • Utiliza e promove a sinergia organizacional;
  • Promove o monitoramento contínuo do planejamento estratégico.

Exemplos de Diferenciais das organizações

  • Inovação (sempre lançar novidades antes dos concorrentes);
  • Foco no Cliente (procurar atender e superar as expectativas dos clientes);
  • Preço Baixo (produzir ou vender em altos volumes, conseguindo baixos custos).

Passos Iniciais para implantar o BSC na sua empresa

  • Determinar quais são os Diferenciais da empresa no mercado, que indicarão suas Competências Estratégicas;
  • Determinar os seus Objetivos, que deverão ser detalhados em Metas a atingir;
  • Os Objetivos deverão ser atingidos através de Metas associadas darão foco nas 4 dimensões: Processos, Pessoas, Clientes e Finanças.
BSC - Balanced ScoreCard
  • O Planejamento Estratégico define os Diferenciais da empresa no mercado (Competências Estratégicas) e seus Objetivos (Metas) a atingir;
  • A empresa deve definir as Ações e Comportamentos esperados de seus Colaboradores que demonstrem as suas Competências Estratégicas (Diferenciais);
  • Os Processos devem fornecer Produtos / Serviços que atendam as expectativas dos clientes e demonstrem os diferenciais da empresa;
  • Os Colaboradores devem atuar de acordo com as Ações e Comportamentos esperados pelas Competências Estratégicas, demonstrando os Diferenciais da empresa;
  • Os Clientes tornam-se fiéis ao receber os Produtos / Serviços que atendam às suas expectativas e perceber os Diferenciais da empresa;
  • A manutenção e conquista de novos Clientes são traduzidos em retorno Financeiro.

Importante: a empresa só consegue atuar diretamente nas dimensões Processos e Pessoas, que estão sob seu controle.


A empresa só consegue atuar sobre duas dimensões do BSC (Processos e Pessoas), que estão sob seu controle. Suas ações devem estar focadas em desenvolver estas duas dimensões, e com isso influenciar nas outras duas (Clientes e Finanças).

Ao analisar a atuação das empresas nas dimensões do BSC, notamos que muitas empresas não atuam com eficiência nas quatro dimensões, ou atuam de forma desbalanceada (com foco acentuado em apenas uma ou duas das dimensões - geralmente Processos e Finanças).

Dimensão Pessoas: muitas vezes pouco trabalhada, relegada ao segundo plano, ou mesmo totalmente esquecida.


A Dimensão Pessoas é responsável por:

  • Sensibilizar os Colaboradores de que eles são os responsáveis por divulgar os Valores e Diferenciais da empresa aos Clientes, e que isto trará a fidelização e a conquista de novos Clientes;
  • Os Colaboradores devem estar conscientes de que somente Clientes satisfeitos com os Produtos / Serviços, e que conheçam os Valores e Diferenciais da organização, é que trarão o retorno Financeiro esperado;
  • Transmitir aos Colaboradores os Valores e Diferenciais (competências estratégicas) da empresa, indicando as ações e comportamentos esperados na sua atuação;
  • Avaliar o desempenho dos colaboradores nas competências estratégicas (que são o diferencial da empresa) e nas competências específicas de cada cargo, promovendo o seu desenvolvimento;
  • A atuação do RH deve ser estratégica e pró-ativa, alinhada com os objetivos estratégicos da empresa, e trabalhando para que todos os profissionais alavanquem o negócio da organização.

Principais ações na dimensão Pessoas são:

  • Alinhar a atuação de RH com os objetivos estratégicos da empresa
  • Determinar as Competências Estratégicas da organização, que refletem os seus Valores e Diferenciais
  • Determinar os Eixos de Operação da empresa, e suas Competências Específicas
  • Determinar para cada Competência as Ações e Comportamentos esperados, que ao serem desempenhados pelos colaboradores, irão transmitir os Valores e Diferenciais da empresa aos Clientes, e ao mercado em geral
  • Avaliação de Competências verificando se os colaboradores estão desempenhando as ações conforme esperado, fazendo correções de rota quando necessário
  • Banco de dados dos Colaboradores, com as Qualificações de cada um
  • Descrição dos Cargos, com as funções desempenhadas e as Qualificações requeridas
  • Estabelecer um Plano de Desenvolvimento para cada colaborador, objetivando sua melhor preparação para o desempenho das Competências e funções próprias do cargo
  • Determinar as Metas de cada área, atribuídas aos gestores das áreas, com a delegação aos colaboradores das responsabilidades individuais com relação às Metas da área
  • Preparar os Gestores para gerir suas áreas. O Gestor deve agir como um líder, motivando e apoiando os colaboradores no desempenho de suas funções.
  • O Gestor deve comunicar os Valores e Diferenciais da empresa aos colaboradores da sua área, motivando-os a desempenhar as Ações e Comportamentos esperados pelas Competências inerentes ao seu cargo

Sistema RH1000 utiliza a essência do BSC, que possibilita:

  • Definir as Metas abrangentes (nas 4 dimensões) para atingir cada Objetivo;
  • Estipular KPIs para monitorar os resultados;
  • Implantar a Gestão de Pessoas por Competências com foco no Planejamento Estratégico da empresa.

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